Estágio: SEVREST - Clínica do Trabalho e intervenção junto aos trabalhadores atendidos na CEREST - Políticas públicas, assistência e vigilância em saúde mental relacionada ao trabalho
Profa. Dra. Laura Câmara Lima
De maneira geral, o estágio apresenta como objetivo investigar o processo saúde doença dos trabalhadores que frequentam a SEVREST de Santos e contribuir para a promoção de saúde mental desses trabalhadores (ativos e afastados). Sevrest é um nome especifico de Santos, a maioria dos aparatos se chama Cerest, equipamento de atenção secundária da prefeitura que ocupa da saúde do trabalhador. O de santos, é mais focado em assistência do que vigilância que é o papel tradicional do Cerest e abrange três municípios: Santos, São Vicente e Praia grande.
Em 2020-2021 o estágio aconteceu de maneira remota e algumas da atividades realizadas pelos alunos forma: atendimentos individuais e psicoterapias grupais que apresentavam a música como ferramenta. Mas, abordagem teórica que guia as práticas são: Saúde Mental relacionada ao trabalho; Clínica do trabalho e Psicodinâmica do trabalho; Saúde Coletiva.
Além disso, o estágio permite promover um espaço de estudo, pesquisa e análise das formas de adoecimento e sofrimento, modos de agir e reagir do trabalhador à organização do trabalho; criar ambiente de promoção de saúde e cuidado, baseado em uma relação de confiança estabelecida através da escuta, de maneira a propiciar uma revalorização dos potenciais e capacidades, uma recuperação da autoestima; e, criar estratégias para que os trabalhadores desenvolvam estratégias de autocuidado e encontrem meios de resistência, fortalecendo os coletivos e as redes de cuidado; operacionalizar a construção de um projeto de emancipação individual ou coletiva.