top of page
Estágio: Psicologia e Educação
Supervisora: Profa. Dra. Sara Del Prete Panciera
APoio: Conceição Reis de Souza
O estágio tem atuação na UME Leonardo Nunes Padre
Endereço: Av. Afonso Schmidt, 610 - Castelo, Santos - SP, 11087-000
Entre 2017 a 2019, surgiu a demanda do trabalho com jogos, considerando que não havia apropriação dos jogos como instrumento de trabalho pelos professores, os estagiários começaram a usar dos jogos para trabalhar as relações professor-aluno e relacionar os jogos tanto com o processo de aprendizagem quanto na relação com o outro.
Na pandemia, houve um descompasso com o calendário escolar e, portanto, retomaram com o trabalho com os jogos na medida do possível. De certo, o formato de intervenção não mudou e sim a aproximação com a escola.
No decorrer do estágio, semanalmente foram realizadas reuniões on-line com os professores fomentando discussões ligadas à mudança de ensino - aprendizagem em relação a eles próprios e a sobrecarga que vinham enfrentando. Ademais, o campo de estágio usa as lentes da abordagem cognitiva comportamental e da perspectiva sócio-histórica para entender o que as pessoas sentem, pensam e fazem e, como isso mantém ou modifica panoramas no ambiente escolar.
Para pensar a questão do ensino aprendizagem, os estagiários elaboraram podcasts como as seguintes temáticas:
Comunicação Não-Violenta (CNV) - O que é, quais são os passos e como poderia ajudar tanto na vida pessoal quanto na prática profissional.
Ansiedade - Entender o que é e o que são esses pensamentos negativos que surgiram dentro da pandemia
A questão do lúdico - Desconstrução da visão que o brincar não é só da ordem do lazer e do descompromisso, para entender o que essa ferramenta traz de importância e potencial como um meio para alcançar vários conhecimentos.
bottom of page