Estágio: LAB.C – Laboratório de Cuidado
Prof. Dr. Stéfanis Caiaffo (Curso de Psicologia)
Profa. Dra. Marina Guzzo (Curso de Educação Física)
Em 2020, o projeto de estágio estabeleceu uma parceria com o Instituto Procomum, cuja sede situa-se à Rua Sete de Setembro, 52, na cidade de Santos. O Lab Procomum é um laboratório cidadão e o público alvo das ações são pessoas jovens-adultas, que vivem na Baixada Santista e, apresentam alguma forma de engajamento político e envolvimento com as discussões realizadas pelo próprio instituto, como: questões ambientais, mudanças climáticas, relações sociais, empreendedorismo, arte, etc.
Uma das ferramentas trabalhadas no estágio foi a construção de narrativas, com duração de 6 encontros. No ano passado, os participantes estavam vinculados ao "Memórias e tecnologias negras". O processo tem, normalmente, a duração de 6 encontros. E em 2021, o convite foi dirigido aos artistas que estão participando de uma formação aberta e livre chamada "Colaboradora: Artes e Comunidades" que compõem artistas de diversas vertentes, como dançarino, artista plástico, artista audiovisual, contadora de história, etc.
Mas o que foi o projeto "Memórias e tecnologias negras"?
Um projeto que reuniu memórias, histórias e tecnologias da população negra na Baixada Santista, com participação de mais de 70 pessoas, entre artistas e acadêmicos. Além de uma pesquisa histórica, outros dispositivos foram criados como: uma caixa preta (maquete feita para contar a história), criação de duas músicas e um mini documentário.