Surgimento do projeto
Surgiu da necessidade de estruturar novos jeitos de chegar até as populações e territórios anteriormente assistidos pelos estágios presenciais e de acolher demandas de cuidado neste momento crítico no qual estamos inseridos. Com as atividades ainda acontecendo de maneira remota, o projeto coletivo buscou construir pontes entre projetos de estágios já existentes e projetos de extensão a serem possivelmente vinculados junto ao SEP (Serviço Escola de Psicologia).
Ideias e possibilidades
O Programa oferece diversas portas de entrada para a população, a partir da concepção de escuta e atividades que articulem mídias sociais, grupos e demandas diversificadas. Pretendendo propiciar intervenções estético-políticas, acolhimentos, encontros, acompanhamentos e articulações que tenham como foco o entendimento das singularidades permeadas pelo coletivo. Ou seja, mais do que apenas oferecer escutas para situações específicas (dificuldades escolares, conflitos conjugais, psicoterapia individual, etc), o Programa apresentou como objetivo oferecer possibilidades temáticas de engajamento mais afins a temas de trabalho do que a modalidades de atendimento.
Um pouco sobre a equipe
O coletivo Entre´matriciamento - pode ter como núcleo indutor um Projeto Específico de Estágio, apoiado por estagiários de outros Projetos Específicos - funciona como protagonista do Projeto Articulado, por meio do exercício constante de processos de escuta, articulação e qualificação das distintas questões elaboradas em conjunto com núcleos distintos de atores.
Como ocorre a atuação:
Um Projeto de Extensão já constituído identifica um caso específico de um sujeito (ou conjunto de sujeitos) pertencente ao Projeto, que gostaria de compartilhar com o Entre´matriciamento para elaboração de um fluxo de ações articuladas junto a outros projetos (existentes ou a se constituir). A partir de então, o Entre´matriciamento acompanha o caso específico e, na relação com os outros projetos (já constituídos, novas propostas ou com o plantão), desenvolve um plano de trabalho coletivo e acompanhamento do caso em questão. Os projetos específicos funcionam, deste modo, tanto como portas de entrada quanto como ofertas de ações e articulação de fluxos qualificados.
Título do Projeto: A escuta sobre o luto na pandemia
Supervx. Responsáveis: Jaquelina Maria Imbrizi
O projeto consistiu em propicir um espaço online de escuta sobre o luto na pandemia, de modo a pensar o trabalho psíquico do luto não só direcionado a quem perdeu uma pessoa querida em decorrência das complicações de saúde por conta da COVID-19, mas sim sobre o que cada um perdeu de objeto, rotina e convívio no
cotidiano.
Além disso, o projeto também focou em buscar estratégias para saída e superação do sofrimento em direção a um tempo porvir, a luz das ideais de Bruno Latour. E construir redes de cuidado e solidariedade de modo a fazer pontes com equipamentos que já existem em santos: Procomum; https://www.baixadapelavida.org/