Estágio: Clínica e esporte na abordagem
cognitivo-comportamental
Supervisor: Prof. Dr. Ricardo da Costa Padovani
Apoio: Conceição Reis de Sousa
O estágio, especialmente neste período de pandemia, é pautado tanto na clínica quanto no esporte. Funcionou entre 2020-2021 em formato online e há perspectivas de adotar o modelo híbrido, em função de algumas características da população atendida como mulheres com câncer de mama, atletas também que apresentam uma rotina de viagem e treino que dificulta o modelo presencial. Este ano realizaram acompanhamento com atletas do surf, atendimentos clínicos com estudantes de medicina da Unifesp, campus São Paulo e realizando acompanhamento de um grupo de psicoeducação com mulheres com histórico de tratamento de câncer de mama, do Instituto Neo Mama.
O estágio apresenta 3 camadas de aprendizagem:
-
Preparativa: Diz respeito ao saber sobre. Camada que apresenta a teoria de forma mais ampla nos módulos da graduação para que no estágio se revisite o modelo cognitivo.
-
Procedimental: Articulação com a teoria e prática, ou seja, como fazer.
-
Reflexiva: Momento de observação e reflexão no qual o estagiário relata a sessão para desenvolver seu domínio acerca dos elementos da conceituação do domínio.
Observação: O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é tornar os clientes seus próprios terapeutas a partir de um trabalho colaborativo.